Bandeira de Guaçuí

Descrição Heráldica

A BANDEIRA
Heraldista: Prof. A. Antônio Peixoto de Faria

Será esquartelada em cruz, sendo os quartéis de azul, constituídos por faixas amarelas de dois módulos de largura, carregadas de sobre faixas vermelhas de um módulo, dispostas nos sentidos horizontal e vertical, intercruzando-se ao centro,  tendo neste ponto brocante,  um losango branco de oito módulos de comprimento por seis de altura, onde o brasão municipal é aplicado.

A Bandeira Municipal de Guaçuí, obedece a essa regra geral, sendo por opção "esquartelada em cruz",  lembrando neste símbolo, o espírito cristão de seu povo. O Brasão aplicado na bandeira, representa o Governo Municipal e o losando branco, onde é contido, representa a própria cidade, sede do município - a cor amarela simboliza o esplendor, a grandeza e a riqueza soberana.

As faixas amarelas carregadas de sobre faixas vermelhas que esquartelam a bandeira, representam a irradiação do poder municipal, que expande a todos os quadrantes do seu território - a cor vermelha é simbolo de ddicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia.

Os quatéis azuis, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal - a cor azul, símboliza:  justiça,  nobreza, perseverança,  zêlo e  lealdade.

Publicado em terça-feira, 30 de abril de 2013