Vereadores analisam Projeto de Lei Nº 070/2013

Realizou-se, no dia 02 de dezembro de 2013, na Presidência da Câmara Municipal de Guaçuí, reunião com o Assessor da Presidência do FINDES, o Sr. Robson Cardoso, juntamente com os Vereadores desta Casa de Leis, com a finalidade de esclarecer as dúvidas relacionadas à organização, funcionamento e estrutura do Projeto de Lei nº 070/2013 de autoria do Executivo, que autoriza o Município de Guaçuí a celebrar convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Espírito Santo – SENAI-DR/ES, Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Espírito Santo – SESI-DR/ES e Instituto EuvaldoLodi– IEL-ES, para implantação de uma Agência de Treinamento, que foi para a pauta da Reunião Extraordinária nesta mesma data, à partir das 19h e 30min, no Plenário da Câmara Municipal “Dr. Francisco Lacerda de Aguiar, onde foi aprovado por unanimidade.”

Este projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – FINDES, uma entidade de representação patronal da indústria capixaba. Composta por 31 sindicatos filiados que representam aproximadamente 17 mil indústrias de diversos setores e variados portes, podendo com esta parceria ampliar a oferta de empregos em nosso Município.

A FINDES oferece serviços nas áreas de tecnologia, comércio exterior, infra-estrutura, economia, meio ambiente, jurídica e sindical. Proporcionando uma estrutura necessária para uma atuação destacada nos diversos ramos do negócio, proporcionando uma melhor qualificação profissional, disponibilizando maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Em nosso Município, poderão estar presentes os treinamentos, cursos e serviços, tais como: alimentos, comandos hidráulicos, comandos pneumáticos, conservação de energia, construção civil, couro, calçados, vestuário, eletroeletrônico, gráfica, joalheria, mecânica, soldagem, serralheria, petróleo e gás, padeiro, carpinteiro, pedreiro, operador de máquina e outros, conforme a procura. Pois só haverá processo seletivo se a demanda for maior do que a oferta.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-ES atua de forma a qualificar pessoas para trabalharem no setor industrial capixaba. Estando sempre atento às novas tecnologias, buscando aprimorar e ampliar as ofertas de serviços técnicos e tecnológicos e de educação profissional.

Além das unidades físicas, o SENAI-ES também desenvolve Programa de Ações Móveis (PAM), que levam o conhecimento aos locais mais distantes do Estado.

É um projeto de Estado. O SENAI abre os cursos e a Prefeitura faz a seleção, sem precisar arcar com a onerosidade, pois o recurso vem do Governo Federal. Sendo 100% gratuito para prefeitura e alunos.

Buscando melhorar a qualidade da educação, elevando a escolaridade dos brasileiros, o Serviço Social da Indústria (SESI) é uma instituição aliada das empresas, que também ajuda na criação de ambientes de trabalho seguros e saudáveis,assim como, no aumento da qualidade de vida do trabalhador.

E o Instituto EuvaldoLodi (IEL),busca oferecer serviços para o aperfeiçoamento da gestão e capacitação empresarial como a identificação de jovens talentos no programa de estágio; programas de consultoria em gestão empresarial e capacitação de gestores e dirigentes.

O município de Guaçuí/ES,já possui imóvel próprio para instalação da Agência de Treinamento Municipal, espaço esse quefoi considerado excelente segundo o assessor da Presidência do FINDES, podendo ser essencial, fazer algumas adaptações para que o imóvel possua a configurações básicas e instalações mínimas necessárias para o seu perfeito funcionamento.

A FINDES já visitou 21 municípios no Estado e 3 municípios já inauguraram sua sede que são eles: Vitória, São Gabriel da Palha e Ibiraçu. Podendo Guaçuí ser o próximo.

“Quem faz o que gosta, não trabalha, se diverte!”

Publicado em terça-feira, 03 de dezembro de 2013