Visita Ilustre

Na manhã do dia 04 de outubro do corrente ano,a Câmara Municipal de Guaçuí recebeu a visita dos alunos e professores do 4º ano do Ensino Fundamental da “EMEF São Geraldo” de Guaçuí.

O objetivo dessa visita foi proporcionar aos alunos a possibilidade de observarem de perto como funciona o nosso Município, já que o assunto está fazendo parte da grade curricular das Escolas Municipais. E com isso, puderam conhecer melhor os ambientes onde são realizadas as escolhas importantes para o Município; mostrando a essas crianças o que é o Poder Legislativo Municipal, como funciona e o seu papel, assim, como o papel do poder Executivo Municipal, já que pudemos contar com a presença da Prefeita Municipal Vera Lúcia Costa.

Os estudantes assistiram a uma breve explanação sobre o Poder Legislativo e Executivo Municipal, suas funções e importância para o Município, apresentadas pelos Vereadores e pela Prefeita Municipal.

Na ocasião, os alunos tiveram oportunidade de entrevistar a Prefeita com as seguintes perguntas:
Porque queria ser prefeita de Guaçuí?
Prefeita, você se sente realizada com o trabalho que está realizando?
Qual é o seu trabalho na prefeitura?
Quais as maiores dificuldades que está enfrentando?
Ficou preocupada em algum momento com a concorrência dos outros candidatos?
O que pretende fazer pelo nosso município?
Há quanto tempo está nesse cargo e o que já fez neste tempo?
Quais sãos os seus projetos para a educação?
Pretende construir mais casas populares?
Existem projetos para construção de novas escolas no Bairro Nova Guaçuí?
Sobre o calçamento, pretende calçar todas as ruas que estão sem calçamento?
Em que são utilizados os dinheiros arrecadados pelos impostos e taxas municipais?
Guaçuí que é uma cidade ordeira tem enfrentado diversos problemas como: furtos e o aumento relacionado ao tráfico de drogas.O que vai fazer para diminuir esses problemas?
Existe algum projeto para melhorar o acesso das crianças e adolescentes relacionado ao lazer?
Percebe-se que, às águas do Rio Veado, tem diminuído a cada ano. O que fazer e existe algum projeto para revitalização das margens do rio?
Prefeita, em relação à saúde, o que a Senhora pretende fazer para melhorá-la?

Os estudantes tiveram também a oportunidade de fazerem perguntas aos Vereadores presentes tais como:
O que faz um vereador?
Quantas vezes por semana os vereadores se reúnem?
Como se chama o presidente da Câmara de vereadores?
Quantos vereadores formam a Câmara Municipal?
Qual é o trabalho dos vereadores, O que é veto?
É a Câmara que aprova as Leis?
A prefeita tem mais poder do que o presidente da Câmara?
Na Câmara decide o que é melhor para a cidade?
Todas as reuniões a prefeita tem que estar presente?
Como são elaboradas as leis municipais?
Quais são as leis municipais?
E o que acontece com aqueles que não cumprem com as leis?
Além de conhecer o plenário, gabinetes e demais instalações da Casa, os estudantes e professores tiveram a oportunidade de acompanhar e de conversar com os vereadores, conhecendo e esclarecendo suas dúvidas sobre as funções e o funcionamento do Legislativo Municipal.

A visita foi orientada por servidores, que apresentaram aos estudantes a Casa de Leis e sua estrutura funcional, e contaram com a participação de vários vereadores, que ajudaram a mostrar o papel do vereador e as formas e instrumentos de que os cidadãos dispõem para participar ativamente dos projetos no âmbito do Legislativo, poder que abrange a pluralidade de ideias e promove os debates sobre os rumos do Município de Guaçuí.

Publicado em quinta-feira, 17 de outubro de 2013