Reunião sobre Abatedouro Municipal

Aconteceu no dia 13 de agosto de 2013, no Plenário da Câmara Municipal de Guaçuí-ES - Dr. Francisco Lacerda de Aguiar, uma reunião com a finalidade de encontrar meios que corroborem para a conclusão da obra do Abatedouro Regional do Caparaó em Guaçuí. Estiveram presentes várias autoridades como: Martinelli - Engenheiro da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG); Anderson Baptista Teixeira - Médico veterinário do Instituto de Defesa e Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF; Hermes Guimarães - Secretário Municipal de Obras; Cristiany Fitaroni Pessanha Azevedo - Secretária Municipal de Agricultura; José Márcio Assis - Empresário do Supermercado Assis, representando também a Associação Comercial (ACISG); Rosane Brandão - Empresária do Supermercado MR; Fabrício Heitor - Biólogo e Gerente de Projetos, Vereadores e outros representantes de entidades.

Anderson Baptista Teixeira
Martinelli

Tendo em vista a situação atual do Abatedouro e Frigorífico de bovinos e suínos no município de Guaçuí-ES, esta reunião veio esclarecer que as obras do Abatedouro se encontram paralisadas, por haver deficiências no projeto inicial, as quais necessitam de correções para que possam dar continuidade as obras.

Concluiu-se que há uma extrema necessidade de buscar alternativas para solucionar este problema, que vem prejudicando e afligindo principalmente os comerciantes de Guaçuí e Região, criando novas expectativas, pois a conclusão da obra do Abatedouro é um antigo desejo de comerciantes e pecuaristas e também será um grande empreendimento para a nossa Região.

Tramita no Instituto Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA, um processo administrativo que se refere ao Licenciamento Ambiental para a atividade de Abatedouro e Frigorífico de bovinos e suínos no município de Guaçuí, que embora haja parecer favorável à concessão da Licença de Instalação, a liberação se condiciona à apresentação dos comprovantes de pagamentos das multas devidas ao IEMA de aproximadamente R$ 50.000,00 e o município tem recursos para pagá-las, para que o projeto possa atender aos padrões de lançamentos estabelecidos pela parte ambiental e dar continuidade aos trabalhos.

O Secretário de Obras quer dar prioridade a este projeto e licitar o restante das obras que segundo ele será na modalidade de tomada de preços. Mas, como o contrato anterior ainda está em vigor e encerrará em setembro do corrente ano, somente depois, poderá ser aberto um novo contrato, o qual permitirá a continuidade das obras, ainda necessárias referentes ao Abatedouro.

O Objetivo é fazer tudo com clareza e transparência ao público e, portanto, realizar-se-ão reuniões com toda a comunidade para melhores esclarecimentos sobre o assunto, assim como também serão elaboradas palestras voltadas à pecuária.

A obra do Abatedouro, que está instalada em Guaçuí, beneficiará todo o Caparaó, trazendo benefícios para os empresários e comerciantes de toda Região, pois eles poderão comprar carne bovina e suína com melhores preços, ressaltando que tudo isso é fruto de grande esforço e mobilização junto ao Governo do Estado.

Publicado em sexta-feira, 16 de agosto de 2013