Indicação Nº 023/2013

Arquivo em PDF

INDICAÇÃO Nº. 023/2013

Senhor Presidente:

O Vereador in fine assinado, no uso de suas atribuições legais, apresenta a seguinte:

INDICAÇÃO

Solicita ao Poder Executivo Municipal que viabilize a concessão de uso de parte da escola, da antiga fazenda Floresta, para a Associação das mulheres do Distrito São Miguel do Caparaó, onde será executado o Projeto Social – Sabores da Roça.

JUSTIFICATIVA.

As mulheres rurais têm protagonizado formas coletivas e inovadoras de organização com vistas a construir um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade sócio-ambiental e na igualdade.

Na agricultura familiar, o trabalho das mulheres nos espaços de produção, em geral, é percebido como ajuda ao marido ou ao pai. Muitas vezes não é reconhecido como trabalho que gera renda para a família

Experiências indicam que produtoras organizados, em suas mais diferentes formas de ação coletiva, obtém melhores oportunidades de participarem de mercados de forma mais eficiente. Essas formas de ações coletivas podem reduzir os custos de transações de acesso aos insumos e aumentar o poder de negociação.

Assim, as mulheres rurais estão atuando no desenvolvimento de sistemas de produção mais sustentáveis, na transformação da economia, na valorização do seu trabalho e no reconhecimento do seu protagonismo no desenvolvimento social, econômico, ambiental e político.

Destacamos a necessidade de oferecer condições para que o Projeto Social – Sabores da Roça se torne uma realidade, assegurando a geração de trabalho e renda para as famílias das mulheres trabalhadoras rurais, proporcionam incentivos às famílias, assegurando a permanência das mesmas no campo, evitando desta forma o êxodo rural, além de gerar novas oportunidades.

Deste modo, contamos com o apoio do Poder Executivo Municipal, no atendimento desta propositura.

Sala das Sessões Dr. Francisco Lacerda de Aguiar.

Guaçuí-ES, 25 de fevereiro de 2013.

______________________________________
Edielson de Souza Rodrigues
-Autor-

Praça João Acacinho, 02, 1º Andar - Guaçuí-ES - CEP 29560-000 - Telefax (28) 3553 1540