CÂMARA REALIZA 1ª REUNIÃO SOLENE EM HOMENAGEM EMPRESARIAL "HÉLIO ALVES MACHADO"

Na noite de ontem (29), a Câmara Municipal de Guaçuí realizou a primeira Reunião Solene em Homenagem Empresarial “Hélio Alves Machado”.

Noite festiva e de muita emoção por parte dos homenageados que em uma breve apresentação podem relembrar sua trajetória empresarial desde o inicio até os dias atuais, os Edis também se mostraram bastante emocionados na assertiva escolha de cada noite na ontem.

A referida Homenagem será conferida anualmente aos Empresários, em razão das atividades empresarias e pela contribuição prestada ao desenvolvimento do nosso Município.

Vamos conhecer um pouco da história de vida do Dr. Hélio Alves Machado.

Casado com Dirce Léa Alves Machado, filho de José Alves Fernandes e Cândida Machado Alves, nascido em Guaçuí em 19/12/1935, faleceu no dia 05/10/2021 aos 85 anos de idade.

Pai de Hélio José Alves, Rodrigo Simões Alves e Rogério Simões Alves.

Graduou-se em direito pela Universidade do Espírito Santo em 1965. Seu primeiro emprego com carteira foi de escriturário no armazém do Sr. Arnaldo Lucindo, no início da década de 60.

Alguns anos depois, o amigo Hélio Perdigão o convidou para montar uma loja de móveis, surgindo a Mobiliadora Moderna. Aproximadamente 8 anos mais tarde, junto com o irmão caçula José Carlos Alves Machado, inauguraram a fábrica de móveis Mobiliadora Moderna, ramo no qual atuaram por mais de 40 anos, inclusive com lojas em Vitória ES, já tendo como sócio o outro irmão Edir Alves Machado.

Atuou também no ramo agropecuário, na produção de leite, gado de corte e fazenda de café, tendo sido presidente do sindicato Rural de Guaçuí. Em 1978, em parceria com Sr. José Antônio Gomes de Carvalho, iniciaram a construção da primeira concessionária Fiat da região (Guavel Guaçuí Veículos Ltda).

Em 1983, juntamente com o Dr. Paulo Viana de Aguiar e Dr. Auler Ludolf Tomé, tem início a Dicauto (Distribuidora Capixaba de Automóveis Ltda), concessionária Ford que muito se destacou, inclusive com prêmios nacionais de reconhecimento pela Ford. Alguns anos depois com os mesmos sócios da Dicauto, inauguraram a concessionária Ford de Alegre e, posteriormente, a rádio 90.5 FM de Guaçuí, primeira rádio FM da cidade. Em 1997 adquiriu a parte dos sócios na Dicauto e, juntamente com os filhos, inaugurou mais uma filial da Dicauto em Manhuaçu MG.

No ramo imobiliário, podemos citar como exemplo de sua atuação o loteamento José Simões, ao lado Cantão, a reforma do imóvel da Clínica São Lucas, a galeria José Simões e a conclusão do prédio onde funcionou a Honda motos por muitos anos e outros mais. Já quase no final da vida estava muito feliz com os preparativos para a inauguração da primeira concessionária de Tratores Mahindra do ES, em parceria com o grupo Vittacar.

Foi um verdadeiro empreendedor até os últimos dias de sua vida. Se existe uma palavra para definir sua personalidade seria serenidade. Nenhum dos grandes desafios conseguiu tirar-lhe a serenidade e o sorriso. Foi um otimista de verdade, foi sempre o elo de união de toda a família, o bom conselho, a ternura a inspiração.

Deixou para seus filhos, netos e bisnetos, o exemplo e a missão de seguir em frente o seu legado. De servir, de empreender, de ver no próximo um verdadeiro irmão, de dar sentido a cada minuto de sua existência concedido pelo criador. Acreditamos Nobres Colegas que, é justo criarmos a homenagem "Dr. Helio Alves Machado", que será outorgada anualmente, ao cidadão/empresário, cuja atuação no meio empresarial justifique publicamente como relevante, principalmente para a economia do município, trazendo desenvolvimento, benefícios sociais, emprego e renda aos cidadãos do nosso município.

Homenageados

Brenda Jesse da Silva Silveira

Fernando Riva e Renato Coutinho

Hercules Ciro Kashima

Jaima Paiva Júnior

José Antônio de Souza Teixeira

Júnior Soares Alves

Laizio Alves Berlando Júnio - "Bill"

Luiz Carlos Vieira Loureiro - "Luiz du Gás"

Marcus Vinicius Alves Camilo

Thiago Pereira Gerente de Comunicação e Cerimonial.

Publicado em quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Atualizado em quinta-feira, 30 de novembro de 2023