CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ - ES

Símbolos Municipais

BANDEIRA

Descrição Heráldica

 

A BANDEIRA
Heraldista: Prof. A. Antônio Peixoto de Faria

Será esquartelada em cruz, sendo os quartéis de azul, constituídos por faixas amarelas de dois módulos de largura, carregadas de sobre faixas vermelhas de um módulo, dispostas nos sentidos horizontal e vertical, intercruzando-se ao centro,  tendo neste ponto brocante,  um losango branco de oito módulos de comprimento por seis de altura, onde o brasão municipal é aplicado.

A Bandeira Municipal de Guaçuí, obedece a essa regra geral, sendo por opção “esquartelada em cruz”,  lembrando neste símbolo, o espírito cristão de seu povo. O Brasão aplicado na bandeira, representa o Governo Municipal e o losando branco, onde é contido, representa a própria cidade, sede do município – a cor amarela simboliza o esplendor, a grandeza e a riqueza soberana.

As faixas amarelas carregadas de sobre faixas vermelhas que esquartelam a bandeira, representam a irradiação do poder municipal, que expande a todos os quadrantes do seu território – a cor vermelha é simbolo de ddicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia.

Os quatéis azuis, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal – a cor azul, símboliza:  justiça,  nobreza, perseverança,  zêlo e  lealdade.


BRASÃO

Descrição Heráldica

O BRASÃO
Heraldista: Prof. A. Antônio Peixoto de Faria

Escudo Samarítico, inclinado pela coroa mural de oito torres de argente iluminada de gales – em campo de blau, formado em chefe, um exército estilo suiço de argente.

Rio Veado, que banha a cidade e já figurou no antigo topônimo da cidade de ” São Miguel do Veado”.

a)  nos armamentos exteriores,  o milho e o café representados, apontam os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, um dos esteios da economia municipal;

b)  no listel de gales (vermelho) – cor simbólica da dedicação, amor patrio, audácia, intrepidêz, coragem e valentia, inscreve-se em letras argentinas (prateadas), o topônimo identificando “GUAÇUÍ”, acompanhado da frase de Cristo na ressureição de Lázaro: “SURGE ET AMBULA” (Levanta-te e anda), ladeadas pela data de sua emancipaçãp política: “25 de Dezembro de 1928″.


HINO

Composição : Antônio Carneiro Ribeiro / Célia Vieira Ferraz de Oliveira

 

Guaçuí, és pequenina!
Guaçuí, terra de amores!
Minha cidade menina!
Minha cidade de flores!
Terra de mil esplendores!
Guaçuí! Guaçuí! Guaçuí!

És viva, és audaz!
Lembra a tribo Tupi.
Tens das auras o rumor
Na canção dos cafezais
Vivem doces madrigais
Na conjugação de amor!

És viva, és audaz
Lembra a tribo Tupi.
Dos altaneiros ipês
Tens o canto de arapongas.
Músicas de tardes longas.
Pedestal de manganês!

És viva, és audaz
Lembra a tribo tupi.
Orgulho dos filhos teus.
De legítima união,
Cuja crença é uma oração
Recitada para Deus.

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Praça João Acacinho,n° 02, 1° Andar - Guaçuí/ES

Telefone(s): (28) 3553-1540
E-mail: contato@cmguacui.es.gov.br

Atendimento ao Público:
Segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segunda-feira às 20h00 horas