A PRESIDENTE DA CÂMARA ACOMPANHADA DO VEREADOR VALMIR SANTIAGO E DO PREFEITO JAUHAR, PARTICIPARAM DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO 47.º ANIVERSÁRIO DO 3.º BATALHÃO DE POLÍCIA DE ALEGRE.

A Presidente da Câmara Municipal de Guaçuí na companhia do vereador Valmir Santiago e o Prefeito Jauhar, participaram na manhã de hoje (20), da solenidade em comemoração ao 47.º aniversário do 3.º Batalhão de polícia de Alegre.

Histórico:

O 3º Batalhão da Polícia Militar foi instalado no município de Alegre em 17 de agosto de 1974, com a publicação no Boletim Diário de nº 155, do Quartel do Comando Geral. Na época o Batalhão era responsável pelo policiamento ostensivo em 26 municípios.

Com o passar do tempo e a evolução da segurança pública, houve a necessidade de instalação de novas Unidades, assim, a área do 3º Batalhão foi reestruturada e atualmente é responsável pela preservação da ordem pública em nove municípios numa extensão de 2.983,9 Km² e uma população de 125.411 habitantes, de acordo com o último senso habitacional realizado pelo IBGE.

O desmembramento da área do 3º BPM fez surgir novas unidades operacionais, que são: 9º BPM, com sede em Cachoeiro de Itapemirim, 2ª Companhia Independente, com sede em Afonso Cláudio e a extinta 7ª Companhia Independente, que tinha sede em Iúna.

Embora tenha sido transferida em 17 de agosto de 1974, a Unidade comemora o seu aniversário no dia 15 de agosto, em alusão a data magna do município sede.

Em decorrência da Lei nº 5.514, de 13 de novembro de 1997, passou a denominar-se Batalhão "José Marcos Guedes", em homenagem justíssima ao nosso saudoso companheiro, Ten Cel PM José Marcos Guedes, ex Comandante da Unidade, falecido em 30/05/1997 e que muito contribuiu com o engrandecimento da Unidade e na busca da paz social na área desta Organização Policial Militar, na qual serviu durante quase toda a sua "vida policial militar".

Hoje, o Terceiro Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Alegre, mas também dos municípios de Bom Jesus do Norte, Dores de Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, no firme propósito de defender os valores da sociedade.

Gerente de Comunicação.

Publicado em sexta-feira, 20 de agosto de 2021