15 DE NOVEMBRO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.


14 de novembro de 2023 às 00h00.

 Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano ou Golpe de 1889, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma Republica Presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa. 

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proclamação_da_República_do_Brasil


QUERO ME INSCREVER

Logo do rodapé do site
ícone localização Praça João Acacinho, 2 - 1° Andar
Centro, Guaçuí/ES, CEP: 29560-000

ícone localização com@cmguacui.es.gov.br

ícone localização (28) 3553-1540

ícone localização

Sessões legislativas

Segundas-feiras às 18h00

ícone localização

Horário de funcionamento

Segunda a sexta, das 08 às 17 horas

Copyright © Câmara Municipal de Guaçuí. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.